Taurus Car Club of America : Ford Taurus Forum banner

Vazamento de líquido de arrefecimento da tampa da distribuição

41K views 20 replies 10 participants last post by  sheila  
#1 ·
Trabalhando no carro do meu pai (eu mesmo não sou dono de um Taurus), acabei de descobrir que a tampa da distribuição está vazando líquido de arrefecimento bastante profusamente. Ele pensou que era a bomba d'água vazando na junta a princípio, até que tiramos algumas coisas do caminho para ver melhor. Então, estou tentando fazer isso por ele para economizar algum dinheiro. O grande problema parece ser tirar a polia da manivela e o balanceador. Eu não tenho um impacto de ar, mas estou pensando em ir buscar um impacto elétrico DeWalt (120v) amanhã. Isso parece entregar 345 lb-ft. Isso provavelmente será suficiente para lidar com o trabalho?

Vou obter uma cotação de uma oficina amanhã, caso não seja TÃO ruim, mas estou com um orçamento apertado. Posso pelo menos desmontá-lo até este ponto, onde a oficina poderia tirar um pouco de mão de obra.

Ah, também meio importante, isso tem 260.000 milhas. Corrente de distribuição original. Quão fácil é substituí-la e preciso de alguma informação para ter certeza de que tudo permanece no tempo? Se eu estiver lá dentro, me sentiria mal em não substituí-la e algo acontecer em breve.

Obrigado pela ajuda!

#3 · (Edited)
Confira a wiki sobre este trabalho. Foi escrito sobre a experiência com um modelo de 2001, mas grande parte da descrição do trabalho se aplicará ao Gen 3 também.

A algum momento, vou atualizá-lo com fotos.

Revise também os seguintes tópicos para obter mais informações:

Tópico 1
Tópico 2

Você pode usar quase qualquer chave de impacto elétrica com 200 lb-ft ou mais de torque. Usei uma chave de impacto elétrica Harbor Freight de US$ 40. Pode ser necessário obter uma extensão de impacto ou soquetes profundos.

Tenha um conjunto de corrente de distribuição de substituição em mãos, mas pode não ser necessário substituí-lo se não parecer muito esticado. No entanto, é relativamente barato e, como você já está lá, pode muito bem substituí-lo.

#4 ·
Acho que a estimativa ficará próxima de $400 dólares ou mais para a substituição da junta da tampa de distribuição. Você não precisa remover o cárter de óleo, mas certifique-se de colocar RTV suficiente na tampa de distribuição e no cárter de óleo para manter a junta do cárter de óleo no lugar. Você também precisará de um extrator de balanceador.

#7 ·
Acabei de receber um orçamento de $420 em mão de obra para fazer isso, então acho que vou tentar. Alguém já deixou o cárter de óleo no lugar ao fazer este trabalho e não criou nenhum vazamento? Além disso, com a tampa da correia dentada removida, haverá uma abertura para o cárter de óleo por cima, onde o líquido de arrefecimento pode derramar para dentro do cárter?

#9 ·
Acabei de receber uma cotação de $420 em mão de obra para fazer isso, então acho que vou tentar. Alguém já deixou o cárter de óleo no lugar ao fazer este trabalho e não criou nenhum vazamento? Além disso, com a tampa da correia dentada removida, haverá uma abertura para o cárter de óleo por cima, onde o líquido de arrefecimento pode cair no cárter?
Alguns relataram ter deixado o cárter de óleo no lugar durante o reparo e usando RTV para vedá-lo. Só o tempo dirá se esta é uma solução durável.Sim, você deve planejar trocar o óleo, pois não apenas o líquido de arrefecimento, mas também detritos da junta provavelmente cairão na extremidade aberta do cárter.

#10 · (Edited)
É um motor Vulcan?

Eu fiz duas capas em um Taurus 2006 e 2001 e não tive problemas com vazamento de óleo por não tirar o cárter. Eu apenas coloquei RTV na junta do cárter e RTV na junta da tampa da corrente de distribuição. Dois anos no primeiro e acabei de fazer o 2006. Primeiro, o líquido de arrefecimento é drenado para que não vaze para o cárter. Segundo, você coloca panos na pequena abertura no cárter. Você quer trocar o óleo de qualquer maneira depois de fazer o trabalho. Terceiro, por que você tiraria o cárter se ele não estiver vazando em primeiro lugar. Se você acabar com um vazamento depois, tire o cárter apenas se ele vazar. Realmente, existem apenas dois parafusos pequenos que seriam considerados retrabalho se vazar depois. Para tirar o cárter, você está adicionando pelo menos quatro horas ao trabalho por causa de problemas com os parafusos da flange de exaustão. Dê uma olhada nas postagens recentes sobre problemas para remover o tubo em Y. Alguns dizem que você pode soltar a bomba de óleo com o cárter parcialmente abaixado, mas alguns tentaram e falharam. Existe uma placa de ventilação para impedir o respingo de óleo que impede apenas a queda do cárter sem tirar o tubo em Y. Posso garantir que a estimativa de $ 420 não está retirando o cárter. Por que fazer todo o trabalho extra se você pode evitá-lo? Se você está preocupado com os panos caindo no cárter, amarre-os com barbante.

RTV também ajuda a manter a junta do cárter no lugar após o reparo. No meu 1993, a junta vazou na parte inferior da tampa da corrente de distribuição, pois há cerca de seis polegadas de junta sem um parafuso para mantê-la no lugar. Nesse carro, empurrei a junta de volta no lugar e coloquei RTV na abertura para mantê-la lá. Eu não troquei a tampa da corrente de distribuição naquele carro.

#11 ·
Na verdade, aqueles $420 pareciam incluir a remoção do escapamento e do cárter. O mecânico ficou realmente surpreso com "quanto" era a mão de obra e começou a pesquisar o que estava envolvido. Estou prestes a alugar um extrator de balanceador harmônico e removê-lo, drenar a direção hidráulica e tirar isso e o alternador do caminho antes do trabalho.

Preciso substituir o retentor da polia da manivela e o balanceador harmônico precisa ser marcado para voltar exatamente onde estava?

Além disso, a chave de impacto com fio DeWalt de $160 funciona perfeitamente no parafuso da manivela. Levou cerca de um segundo para removê-lo.

#12 ·
Você deve inspecionar a condição da vedação da cambota na tampa. É uma peça barata, às vezes vem com o conjunto de juntas da tampa da correia dentada/bomba de água. Já que você vai fazer todo esse trabalho para remover a tampa, é melhor substituí-la.

O balanceador é chavetado, como me lembro, então há apenas uma maneira de colocá-lo de volta. Coloque um pouco de RTV no sulco. Eu não fiz e não notei nenhum problema, mas o procedimento de serviço da Ford exige isso.

#13 ·
Fiz o trabalho no meu Sable de 2004 no outono passado. Dor monumental no rabo. Consigo entender por que as oficinas cobram tanto pela mão de obra. Já que eu tinha desmontado (com 190.000 km no odômetro), substituí a corrente e as engrenagens de sincronização enquanto estava lá. Retirei o cárter de óleo não apenas para facilitar o acesso, mas também porque queria dar uma olhada na parte inferior e na bomba de óleo (limpa e apertada). Usei uma chave de impacto Ryobi 18v para remover o parafuso da polia da manivela em cerca de dois segundos, mas certifiquei-me de usar uma chave de torque para reinstalar. Aluguei todos os extratores e reinstaladores apropriados da Autozone (grátis se você se lembrar de devolvê-los). Tudo isso por causa de uma junta de papel de $8 que estava cuspindo líquido de arrefecimento por toda parte...

#14 ·
Quero impulsionar este tópico. Tudo correu bem na substituição da junta da tampa da distribuição e substituímos a bomba de água ao mesmo tempo. O kit de juntas da distribuição também incluía um novo retentor da cambota, por isso substituímos-o.

Agora, há uma pequena quantidade de óleo a acumular-se no interior da polia da cambota. Seria possível que o amortecedor de vibrações tivesse de ir um pouco mais longe no seu veio? Sei que parecia que poderia ter ido mais alguns mm, mas o instalador estava a começar a rodar o motor nesse momento.

Eu poderia ter feito algo de errado? O que faz com que essa vedação, a anilha nesse parafuso, fique contra a borracha do retentor da cambota??

#15 ·
Se o balanceador não estiver no lugar certo na cambota, a polia não se alinhará com as outras polias. A superfície de vedação para a vedação é uma área grande, por isso vedará se a polia não estiver totalmente encaixada. Alguém colocou RTV na chaveta do balanceador antes da instalação, porque se não, ele vazará lentamente.

#19 ·
Tenho lido este tópico e acho que tenho um problema semelhante. Tenho um Taurus 2001 com o motor 3.0 flex fuel e 170.000 km. Parece haver água vindo da área sob o alternador e pingando para baixo onde a mangueira inferior do radiador se conecta ao motor. Além disso, a água chega ao tubo de escape próximo ao sensor de O2. Sei com certeza que esta não é apenas a água/condensação da unidade de ar condicionado. Mas tenho algumas perguntas: por que haveria líquido de arrefecimento dentro da tampa da corrente de distribuição? Eu pensei que era lubrificado por óleo. E é possível que esteja vindo da bomba d'água?

#20 ·
A tampa de distribuição esconde a corrente de distribuição e é lubrificada, como você mencionou, por óleo. No entanto, existem duas portas que passam pela tampa de distribuição para o líquido de arrefecimento que vai e vem da bomba de água que é aparafusada na tampa de distribuição. A superfície da junta atrás da tampa de distribuição para as portas do líquido de arrefecimento fica corroída com o tempo e vaza. A única maneira de consertá-lo é remover a tampa de distribuição e aplicar um pouco de RVT com a nova junta.